segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Internet e suas possibilidades

Aos 22 anos de idade tive o meu primeiro contato com o computador, já faz alguns anos, nem se falava muito em Internet.

De cara me apaixonei com tantas possibilidades e fiz dessa ferramenta uma grande aliada na minha vida pessoal e profissional.

Hoje não consigo sequer imaginar a minha vida sem a Internet.

A Internet facilita em muito a pesquisa tanto individual como em grupo, o intercâmbio entre os professores, entre os alunos e entre professores e alunos. Ela propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais entre pessoas de diversas partes do planeta. Tem me auxiliado nas minhas pesquisas e preparo de minhas aulas. Tenho acesso a artigos atualizados, livros, notícias mais recentes, participações em EACs ”Experiência de aprendizagem colaborativa”, fóruns e listas de discussões.

A Internet propicia um ensino e uma aprendizagem dentro de processos mais abertos, flexíveis, inovadores e contínuos, possibilitando a publicação do que a escola produz, mostrando os projetos dos professores e alunos.

Segundo Moran, o papel do professor não é o de somente coletar a informação, mas de trabalhá-la, de escolhê-la, confrontando visões, metodologias e resultados.

Ensinar é orientar, estimular, relacionar, mais que informar. Mas só orienta aquele que conhece que tem uma boa base teórica e que sabe comunicar-se.

É muito importante a atualização constante, para navegar entre tantas, visões, teorias e caminhos.

Pontos positivos:

Acesso a vários materiais de estudo

Interação das pessoas

Troca colaborativa de experiências

Uso de correio eletrônico - Email

Pontos Negativos:

Pessoas desconhecidas que podem se tornar perigosas na sua vida.

Muitos vírus

Prática do cyberbulling

Impunidade e anonimato

Muita informação falsa

4 comentários:

  1. Oi!

    voltei aqui para acompanhar tuas produções.

    bjus
    Fernanda Camargo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fernanda...
    Volte sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bete, que blog rico de conteúdo, parabéns! Estive com vocês em Lavras no 1ºencontro da pós mas não fui para o 2º.Descobri este espaço em nossas correspondências e o visitarei sempre; também o indicarei para as professoras em minha cidade que trabalham com educação especial.
    Bom trabalho sempre.

    ResponderExcluir
  4. Maisa querida, muito obrigada pela visita.
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Volte sempre...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...
Volte sempre.
Digite seu comentário na caixa de texto abaixo.