domingo, 3 de maio de 2009

TWITTER: a febre da comunicação instantânea...

O que é o Twitter?
É um um sistema de microblogging que possui a pergunta: “O que você está fazendo” e uma caixa de texto limitada a 140 caracteres. Tal como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seu amigos e uma mensagem em cinza que pode ser definida por você.

O Twitter permite que você coloque mensagens extremamente curtas, as quais serão enviadas para todos seus seguidores. Parece bobo, mas é SUPER LEGAL, pois você fica atualizado no que o seu amigo está fazendo, o que ele está lendo e o que ele pretende fazer.

Como usar o Twitter?

Primeiro você precisa se cadastrar é bem simples e rápido! Basta entrar no endereço http://twitter.com e preencher o formulário.

O Twitter também é social, ou seja, você também pode guardar seus amigos, tornando-se assim um follower (seguidor).

Use com parcimônia

Tudo em excesso faz mal. Não escreva a todo minuto o que você está fazendo, nem algo inútil. “Indo ao banheiro” e “conversando com fulano” são dispensáveis.

Lembre-se, não dá para editar a mensagem, portanto pense bem antes de escrever.


Alguns professores já escreveram que a ferramenta pode ser boa para uso em sala de aula porque as discussões ficam mais objetivas, resumidas a 140 caracteres. Além disso, pode ser usado como fórum para debates. Ou ainda tem quem aponta a utilidade de quadro de avisos, para lembrar o aluno do dever de casa.

Para o professor Dave Parry que utilizou a ferramenta em um de seus cursos e tirou algumas conclusões sobre seu potencial pedagógico: as conversas continuam fora da sala, possibilitando feedback imediato, ligando o conteúdo do curso ao mundo real e criando um senso de comunidade para a classe; você pode registrar pensamentos que simplesmente vêm à sua cabeça, o que pode ser utilizado criativamente; você pode acompanhar o uso de uma palavra, uma pessoa ou uma conferência; você pode construir histórias a várias mãos.

Fonte: Profissão Mestre

--------------------------------------------------------------------------------------------------

A Debora do "Contos da escola" lançou a seguinte pergunta.
Será que o professor precisa do twitter para dar uma aula?

Bom...é preciso avaliar, avaliar e fundamentar bem o seu uso, para que realmente aconteça o ensino-aprendizagem...



Vale a pena experimentar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita...
Volte sempre.
Digite seu comentário na caixa de texto abaixo.