sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

Por Ana Carolina Athanásio - da Agência USP

A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem. "Os alunos praticamente já nascem sabendo usar computadores e nada mais natural e importante do que os professores passarem a usar os recursos digitais para melhorar o aproveitamento da disciplina", afirma a professora Lina Maria Braga Mendes.

O pouco uso de meios digitais na educação foi um dos motivos que fizeram com que Lina iniciasse sua pesquisa de mestrado na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), "Experiências de fronteira: os meios digitais em sala de aula", sob orientação da professora Mary Julia Martins Dietzsch. "A utilização de mídias digitais poderia começar a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Desde muito cedo as crianças têm contato com computadores em casa", ressalta a pesquisadora.

Suas experiências começaram por meio da implementação de blogs em projetos desenvolvidos com turmas de ensino fundamental de um colégio particular de São Paulo. "Há vários tipos de trabalho que o professor pode desenvolver com blogs. Podemos criar um blog de disciplina, em que o professor e alguns alunos teriam acesso à edição, há também o blog do professor, no qual só ele entra para publicar textos interessantes relacionados ao assunto da aula, além de manter contato com o aluno fora da sala, e ainda o blog de aluno, em que os estudantes publicam os trabalhos que realizam e o professor entra com comentários", explica Lina.

Entre os principais benefícios dos meios digitais nas escolas estão o aumento do diálogo entre professores e alunos e a ampliação do espaço da sala de aula, já que o contato passa a ser também fora do horário escolar. Além disso, os recursos disponíveis nos computadores e na internet fazem com que os estudantes tenham mais prazer em assistir às aulas e interajam de modo mais efetivo.

"Quando saímos da sala de aula, que muitas vezes conta apenas com o giz e a lousa, e vamos para o computador já temos inicialmente o recurso da imagem e do movimento. É possível usar vídeo, áudio, fotografia e outros recursos para mostrar mais detalhes e curiosidades sobre o assunto estudado. Isso faz com que os alunos prestem mais atenção nas aulas e saiam do espaço imaginário, intangível, representado por um mapa de um livro, e adentrem o espaço real, visível no Google Earth, por exemplo", explica a pesquisadora.

Barreira da linguagem

Apesar de os alunos terem crescido em frente aos computadores, Lina afirma que muitos têm dificuldades com a linguagem do mundo digital. "A experiência que tivemos com a leitura de adaptações literárias para a internet, por exemplo, foi um pouco complicada, pois os alunos - apesar de passarem horas a fio todos os dias na rede - não conhecem a linguagem do meio em que navegam e alguns acabaram não compreendendo sequer o enredo da obra", diz.

Um ponto positivo do uso de meios digitais nas salas de aulas é mostrar aos estudantes as diferenças existentes em cada uma das linguagens que utilizamos. Segundo a pesquisadora, "a linguagem de um livro impresso é diferente daquela usada em um vídeo, por exemplo. Do mesmo modo, não podemos confundir o que é feito para o meio digital com o que se destina à publicação em papel. Muitas pessoas afirmam categoricamente que a linguagem de internet, com suas abreviações e símbolos, atrapalha a escrita, mas é preciso perceber que ela é apenas uma outra linguagem, destinada, portanto, a outras situações de uso que não as que acontecem na sala de aula. O aluno deve entender isso e utilizá-la apenas naquele meio."

Dificuldades para professores

A iniciativa de usar blogs e outros recursos dos meios digitais na educação também tem seus entraves. Um deles é a dificuldade que o professor tem tanto em sua atualização quanto na disponibilidade de tempo. "Muitos professores ainda têm dificuldades em usar recursos básicos do computador, como Word e o Power Point. São recursos que poderiam ajudá-lo a criar uma aula diferente e a trazer novas informações", garante Lina.

Tendo como pressuposto que todo o professor tem acesso a um computador, a pesquisadora salienta que outro problema para a implementação de aulas que utilizam os recursos digitais é a falta de remuneração para desenvolver projetos como esses. "Por mais que o professor queira levar meios digitais para as salas de aula, ele esbarra no problema do tempo gasto fora do horário escolar. A manutenção de um blog, por exemplo, demanda tempo de pesquisa, produção e criação de atividades, e não há incentivo financeiro ou um horário remunerado para essa prática", explica.

Para a pesquisadora, mesmo sendo difícil a utilização dos meios digitais na educação é necessário que os professores fiquem atentos a esses novos recursos e aos benefícios que trazem ao aprendizado dos alunos.

"O professor que dá aulas do mesmo jeito que teve aulas quando criança ou adolescente comete o erro grave de esquecer que é de outra geração", alerta.


Fonte Uol Educação


Reflexão:

Percebe-se, que ao longo do tempo as mídias digitais vêm trazendo promessas de mudanças significativas nas práticas educativas.
Ai tá o dilema: Como incorporar o novo desconhecido ao velho conhecido?
O medo de ousar e a falta de valorização fazem com que os professores sejam mais resistentes ao uso das novas tecnologias.
O que é preciso fazer?
1º a escola precisa amparar, motivar e ajudar os professores.
2º o professor precisa inovar sem medo de errar e encarar que nossos alunos são contemporâneos dessas tecnologias.
3º experimentar o novo e avaliar fazendo adaptações.
4º e o principal aprender continuamente.
Temos várias experiências positivas em nossa escola com projetos educacionais, uma delas é o uso dos blogs na educação de surdos.
O professor poderá usar os blogs, também como portfólios para o ensino de português para alunos surdos.
“Não é uma tarefa muito fácil, mas, é preciso mudar sem medo de ERRAR.”
Elizabete Ferreira


5 comentários:

  1. Olá Elizabete, tudo bem contigo?

    Nestes dias estou tentando elaborar um projeto intitulado Projeto para integração das mídias na escola (nome provisório) e, para isso estou pesquisando muito e, de repente, encontro o seu blog e quero parabenizar por esse texto publicado na data de hoje (12/02), pois geralmente os blogs são desatualizados. Por que pensei nesse projeto? Sou multiplicadora do NTE e uma das nossas ações é acompanhar a utilização das mídias na escola, o que para mim é smepre um dilema, pois todo ano fazemos sensiblizações para que os professores passem a utilizá-las, mas no final é sempre a mesma coisa, verificamos que os professores só sabem levar os alunos no laboratório para pesquisar no google. Seu texto me fez pensar nas dificuldades que os professores vão encontrar para desenvolver o projeto em suas escolas, mas ao mesmo tempo temos que encontrar uma solução, para que possamos ter o que acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua postagem e das referências. Sou professora de informática, tenho um blog, mas ainda não consegui trabalhar com meus alunos. Uso bastante as ferramentas do Office e os sites educativos. É muito verdadeiro o que foi citado sobre o tempo que passamos pesquisando para manter o blog interessante. Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo blog e não deixe de ler matéria sobre: POR QUE NINGUÉM MAIS QUER SER PROFESSOR? Basta acessar meu blog, clicando em:
    www.valdecyalves.blogspot.com

    Não deixe de ler poesias de minha autoria vendo video-poesia, clicando em:

    http://www.youtube.com/watch?v=jj0tAsBOkO8

    ResponderExcluir
  4. Fantastico, maravilhoso, cheio de dicas, justamente o que eu estava precisando.
    Parabéns.

    Rosi Regiani

    ResponderExcluir
  5. Se te interessam as TICs te aviso que a partir do dia 3 de julho vai estar aberto um fórum de discussão sobre o uso do blog como ferramenta na sala de aula. Sua colaboração pode ajudar muito. Dê uma passada por http://encuentro.educared.org/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita...
Volte sempre.
Digite seu comentário na caixa de texto abaixo.